quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Ministro da Justiça apóia Guarda Municipal em Balneário Camboriú.

Ministro da Justiça apóia Guarda Municipal em Balneário

(29/10/09) quinta-feira

Tarso Genro quer aumentar as guardas no Rio de Janeiro
Alessandra Damaceno

A polêmica Guarda Municipal foi um dos assuntos abordados pelo Ministro Tarso Genro (PT), que esteve em Balneário Camboriú onde participou da palestra sobre segurança na última quinta-feira, 22.

Mesmo com uma hora de atraso, o ministro respondeu aos questionamentos da imprensa logo na chegada, e comentou sobre seu apoio a implantação da Guarda Municipal e de seu posicionamento por ela ser armada. “Depende das circunstâncias e do tratamento legal, junto à Polícia Federal para cumprir certos requisitos”, ressaltou.

Conforme Genro, a intermediação entre a comunidade organizada e as autoridades policiais, que tem a função de repressão e investigação, é possível perfeitamente integrar as guardas municipais no Programa Nacional de Segurança e Cidadania – Pronasci. “Atualmente a Lei permite e orienta os municípios a fazerem isso”, destacou. Em relação a aumentar o efetivo das polícias, o ministro disse que é uma questão atinente ao Governo do Estado. “Há uma hierarquia constitucional para as questões de segurança que devem ser respeitadas”.

Para o ministro, as polícias Militar e Civil são de competência do Estado, mas elas podem atuar de maneira absolutamente integrada com a guarda. “Não se pode mais pensar em uma concepção de segurança séria se não for de maneira integrada nas três esferas da União”, ressaltou.

Olimpíadas
Em relação aos preparativos e segurança do Rio de Janeiro para as Olimpíadas, Genro falou que se trata de um Estado de polícias totalmente integradas. “Temos que fazer algumas alterações, como por exemplo, aumentar os números de policiais comunitários, mas acredito que não teremos grandes problemas”.

Palestra
Diversas autoridades políticas estiveram presentes no evento, entre elas, o tenente-coronel Cláudio Koglin, comandante da BPM, a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Luci Choinacki, o deputado federal Cláudio Vignatti (PT), a senadora Ideli Salvati (PT), prefeito de Itajaí, Jandir Bellini (PP), acompanhado do secretário de segurança Carlos Ely. O prefeito de Brusque, Paulo Eccel (PT), o deputado federal Décio Lima (PT) e até o ex-prefeito de Itajaí, Voleni Morastoni (PT) também participaram do encontro.

O presidente da Federação dos Conselhos de Seguranças (Feconseg), Valdir de Andrade disse almejar que os indicadores da violência da região diminuam. Destacou ainda que a prefeitura de Balneário Camboriú doou um terreno para a construção de uma sede para todos os Consegs e secretarias responsáveis pela segurança. “Agora que as portas se abriram à semente, saberemos plantar, e queremos ver germinar”, comentou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Altamiro Teixeira ressaltou que é preciso cuidar para que Balneário Camboriú não se transforme em um Rio de Janeiro em termos de violência. “O sonho dos nossos varejistas é que nossa cidade seja mais segura”, destacou.

Já Tarso Genro relembrou da infância. O ministro enfatizou que a violência que ocorre no Rio de Janeiro atualmente é porque há 40 anos os políticos fecharam os olhos para a segurança. “O crime pode ser combatido se atacarmos os delitos diários”, salientou.

Após a explanação do ministro o microfone foi aberto ao público. Como discursos,as perguntas se estendiam, e no fnal de todas, Genro respondeu uma a uma.

O secretário de segurança, Nilson Prosbt, representou o prefeito Edson Piriquito, e no fnal do evento entregou em mãos ao ministro um ofício propondo parceria do Pronasci, programa que disponibiliza verbas para serem aplicadas na Segurança Pública. Segundo Prosbt, a palestra mostra que o município está no caminho certo em busca de segurança. “A prova disso é o projeto da guarda municipal”, destacou.

Retirado de: http://www.jornalboca.com.br/ministro-da-justica-apoia-guarda-municipal-em-balneario/

Nenhum comentário:

Postar um comentário